Down River

O Down River é uma actividade destinada a todos os escuteiros, escoteiros e guias com mais de 14 anos de idade, de qualquer ponto do país, que estejam à procura de uma actividade aliciante para o início das actividades escutistas e para a despedida do Verão.

A iniciativa desta actividade partiu dos agrupamentos 44 de escuteiros do CNE de Tomar e 542 do Entroncamento que em 2005 juntaram esforços e desde então a organizam. Realiza-se sempre no primeiro fim-de-semana de Setembro, nas margens da albufeira da barragem do Castelo do Bode. Durante alguns anos a equipa de organização contou com a ajuda de elementos do Agrupamento 480, Troviscal, da Região de Aveiro. Nos últimos eventos, outros agrupamentos têm colaborado com a organização, permitindo assim que haja uma melhoria contínua dos aspectos logísticos e de segurança. Neste aspecto louva-se o trabalho de alguns escuteiros do Agrupamento 941 da Asseiceira e do Agrupamento 235, da Figueira da Foz. Em 2015 a Junta Regional de Santarém tornou-se parceira desta actividade.

Os participantes são convidados a juntar-se em tripulações, idealmente com 4 ou mais elementos. Com a jangada que construírem, durante o primeiro e segundos dias da actividade, vão poder navegar durante os restantes dois dias, dormindo onde calhar nas margens da albufeira do Castelo do Bode. Todos os anos são escolhidos novos locais de construção das jangadas e de desmontagem, assim como os percursos a navegar. Estes rondam os 15 km de extensão. As noites são destinadas a conhecer os participantes das outras localidades através da realização de jogos e do tradicional “Fogo de Conselho” escutista (festa com apresentação de pequenas peças teatrais alusivas ao dia).

Os objectivos desta actividade, para além de proporcionar aos participantes uma experiência educativa saudável, completa e organizada de acordo com as regras do Escutismo Católico Português, passam também pela promoção das potencialidades da albufeira da barragem do Castelo do Bode e das povoações ribeirinhas.

Temática: em qualquer actividade escutista o imaginário induz a um sentimento de pertença em relação ao grupo e permite a transmissão de determinados valores. O tema proposto para cada edição do Down River ajuda a criar o melhor ambiente com o propósito de envolver os participantes, trazendo para o normal desenrolar dos jogos e das vivências propostas um espírito e uma linguagem próprios, relacionadas com a história, os heróis, as grandes figuras, os exemplos de vida, símbolos, propostos para cada ano.

Ano após ano esta actividade tem trazido novos visitantes até à albufeira da barragem do Castelo do Bode, não só os participantes do Down River mas também os seus pais, amigos e outros forasteiros que afluem às margens para visitarem o evento, contribuindo de forma positiva para formação integral dos jovens escuteiros participantes e para a divulgação e promoção deste destino turístico.

Anúncios



%d bloggers like this: